O CEDECA Zumbi dos Palmares esteve, no dia 03 de fevereiro, no Instituto Francielle Castella, localizado no bairro do Vergel, desenvolvendo uma atividade educativa com foco em direitos humanos voltada a crianças e adolescentes da comunidade. Ao todo, participaram da ação 14 crianças e 8 adolescentes.
A atividade foi organizada em dois momentos formativos, com rodas de conversa que buscaram contextualizar o significado dos direitos humanos, reforçando que todas as pessoas são detentoras de direitos, independentemente de sua condição social, território ou realidade de vida. A proposta foi promover compreensão, pertencimento e consciência cidadã desde a infância.
Com o grupo de adolescentes, a oficina foi encerrada de forma lúdica e participativa, por meio de um jogo de cartas com perguntas e respostas, elaborado pela educadora a partir de um jogo interativo do governo sobre o arquipélago do Marajó. A dinâmica estimulou o pensamento crítico e a expressão das vivências dos participantes.
Uma das perguntas do jogo — “Se tu fosse professor e pudesse ensinar as crianças do Vergel, o que gostaria de ensinar?” — gerou uma resposta que marcou o encontro. Um dos adolescentes afirmou que ensinaria sobre direitos humanos, racismo e sobre como, mesmo vivendo na comunidade, as pessoas têm direitos e podem viver uma vida melhor. A fala evidencia o impacto da educação em direitos na formação de consciência social e na construção de perspectivas de futuro.
A ação integra o trabalho contínuo do CEDECA Zumbi dos Palmares de promoção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo a educação como instrumento de transformação social, autonomia e cidadania.