O encontro contou com a participação de dezenas de organização da sociedade civil do Brasil que defendem os direitos humanos, com o objetivo de trocar experiências e planejar estratégias para a proteção das defensoras e defensores de direitos humanos.
O CEDECA Zumbi dos Palmares marcou presença em Brasília durante o ato público promovido pelo IV Encontro Nacional de Proteção Popular de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, iniciativa organizada pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e pela AVUAR Social.
A mobilização integra o projeto Defendendo Vidas e Garantindo Direitos Expropriados, do qual o CEDECA é participante, reforçando sua atuação contínua na defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e comunidades vulnerabilizadas.
O ato reuniu diversas organizações e movimentos comprometidos com a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos em todo o país, entre elas Cimi, CPT, MST e outras entidades da sociedade civil que atuam na linha de frente das lutas por justiça social, território, dignidade e garantia de direitos.
A participação do CEDECA Zumbi dos Palmares reafirma seu compromisso em fortalecer redes de proteção, compartilhar experiências e somar esforços para enfrentar as violações que atingem populações historicamente afetadas pela desigualdade e pela violência.
Durante o encontro, as organizações presentes construíram um manifesto em referência ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, reafirmando o compromisso coletivo com a proteção de vidas, o enfrentamento às violações e a ampliação das redes de resistência e solidariedade.
segue abaixo o manifesto.