Cedeca Zumbi dos Palmares apresenta ao TJAL projeto voltado para crianças e adolescentes

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Zumbi dos Palmares apresentou, nesta terça-feira (15), o projeto “Todo mundo tem direito à vida, todo mundo tem direito igual” para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.

De acordo com Elson Alexandro Cordeiro, Coordenador Geral do Cedeca, o objetivo do projeto é contribuir com a mobilização e conscientização de crianças, adolescentes e familiares para o enfrentamento da violência. Serão promovidas atividades de roda de conversas, encontros com familiares e vítimas, produção de materiais educativos, acompanhamento de casos de violência, entre outras.

”Pretendemos alcançar por volta de 600 pessoas diretamente e 400 indiretamente, majoritariamente jovens negros moradores dos territórios de extrema exclusão social . Promoveremos oficinas pedagógicas para estimular o protagonismo dos atendidos pelo projeto, ensinaremos os participantes atividades que possam transformar a realidade deles”, explicou o coordenador Elson Alexandro.

”É um projeto que pode dar início a uma nova parceria entre o Poder Judiciário e a sociedade civil. Vem para enfrentar, talvez uma das grandes mazelas da sociedade brasileira que é o homicídio, a matança da população negra e juvenil das nossas periferias.”, avaliou o presidente Tutmés Airan. Os magistrados Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível da Capital – Infância e Juventude, e Ygor Figueirêdo, auxiliar da Presidência do TJAL, também participaram da reunião online e se colocaram à disposição para contribuir com o projeto.

”Temos interesse de um projeto assim na vara da infância. Nós temos uma situação bem difícil em relação a criança e o adolescente pobre e negro que não é acolhido pela sociedade. Eu gostaria muito de participar e que esse projeto ainda encampasse o direito ao lazer porque eles também têm o direito de brincar e de serem respeitados’’, disse a juíza Fátima Pirauá.

TJAlagoas

Cedecazumbidospalmares

cedeca

direitoshumanos

vidasnegrasimportam

Alagoas

Maceió

Brasil

Todomundotemdireitoavidatodomundotemdireitoigual

anced

misereor