Na tarde desta terça, 21, integrantes dos movimentos Sociais apresentaram a campanha “O FECOEP precisa ajudar os mais pobres na pandemia” ao Procurador Geral de Justiça, Márcio Roberto e a Coordenadora Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Marluce Falcão. Durante a reunião virtual foi debatida a necessidade de elaboração do Plano Emergencial para mitigar os efeitos da pandemia entre a população amis carente de Alagoas.
O Procurador Geral se comprometeu de encaminhar a discussão à Força Tarefa do MP Alagoas e ao Conselho de Política Social para que medidas urgentes sejam tomadas. Elson Folha, Coordenador Geral do Cedeca Zumbi dos Palmares e um dos coordenadores da campanha achou muito positiva a reunião onde segundo ele, os representante do MP se mostraram bastantes atentos ao tema que envolve a aplicação correta de recursos oriundos do contribuinte.
“Penso que a reunião foi muito rica, na medida que conseguiu evidenciar que o Ministério Público do Estado de Alagoas, no cumprimento de seu papel institucional, converge com o que espera a sociedade em relação a utilização do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, o chamado FECOEP. Então, foi um momento que conseguimos entender a necessidade de avançar na transparência e publicidade em torno de seu uso, de planejamento para sua aplicação” Dávila Lorena, NAJUP.
Rafael Machado, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, destacou o momento como muito importante pois conseguiu dar destaque a um tema de extrema importância principalmente aos menos favorecidos.
Participaram da reunião pela coordenação do Cedeca Zumbi dos Palmares, Elson Folha, Cláudio Beirão e Pedro Montenegro; Pela Coordenação do MST Débora Nunes e Zé Neto; Davilla Lorena pela coordenação do Núcleo de Assessoria Jurídico Universitário Popular Aqualtune – NAJUP;